top of page
Buscar

Como ter tempo para fazer o que preciso?


Pessoa sentada em poltrona sobre um relógio desenhado no chão, enquanto trabalha em um notebook.

Considere que o tempo é seu e que todos nós temos iguais 24h/dia.


A forma como as utilizamos é que faz a diferença. Então pense: Como você utiliza o seu tempo?

Comece fazendo uma boa autoanálise para compreender as próprias necessidades qual é o seu perfil de consumidor de tempo.

 

Faça um levantamento da sua rotina e então comece a organizar e a planejar a uma utilização mais eficiente do seu tempo. Gerencie! Gerenciar consiste em utilizar recursos disponíveis para organizar as suas tarefas, colocando-as em perspectiva de importância, prioridade e circunstância de modo a realizá-las com maior eficiência e a alavancar sua produtividade com menos stress, procrastinação e desperdício. Este plano deve atender necessidades específicas e bem definidas.

 

Sistemas e tecnologias são muito úteis para a eficácia do gerenciamento, porém, quaisquer que sejam, eles devem ser flexíveis e capazes de ajustar-se às situações do dia a dia de cada um.

 

Juntando tudo: O tempo é algo limitado, transitório e efêmero. É recurso não renovável.  Não é possível controlar o tempo, mas é possível controlar a forma como o utilizamos.

Homem em escritório trabalhando no computador, com aparência cansada.

Reclamamos que não temos tempo suficiente para fazer tudo que queremos: terminar uma tarefa, marcar uma consulta, fazer exercícios, visitar alguém, começar um curso, ler um livro... e todo dia nos damos conta que o tempo é tão escasso hoje quanto foi ontem e o será amanhã se não tomarmos providências.


Então, para iniciar um processo de gerenciar o próprio tempo é preciso identificar, eliminar ou reduzir consideravelmente as atividades (ou inatividades) que geram desperdício de tempo. Temos ainda que levar em conta que no dia a dia somos bombardeados com circunstâncias imprevisíveis e incontroláveis. Daí a necessidade de se fazer uma investigação minuciosa nas rotinas, hábitos e comportamentos para definir qual é o nosso perfil de consumidor de tempo e como lidamos com nossos afazeres, prazos e responsabilidades.


Antes de fazer um planejamento de utilização eficaz do tempo, qualquer que seja o sistema escolhido para ajudar a gerenciar o nosso tempo, temos que considerar nossa vida, os aspectos pessoais, profissionais, sociais e familiares. É essencial equilibrar todos eles para garantir uma produtividade mais consciente e uma boa qualidade de vida.


Quer saber mais? Vem comigo!

 
 
 

Comentários


bottom of page