Gestão de pequenos negócios: o que é essencial?
- Lúcia Ferraz
- 15 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Qualquer negócio, por menor que seja, não sobrevive em médio e muito menos longo prazo sem organização e gestão. O propósito do negócio em si, por mais entusiasmante e motivador que seja, não gera possibilidades de realização de resultados sem que haja planejamento e gestão.
Cuidar da gestão de uma empresa é simples, desde que o gestor tenha conhecimento do que ela é, de como se compõe e de disciplina para conduzi-la.
Estratégia
É a gestão que define objetivos e metas para que a gerência execute de forma eficiente as estratégias definidas pela gestão. Numa pequena empresa ambos – gestão e gerência - vão juntos na busca de alcançar resultados favoráveis, de garantir a sustentabilidade do negócio e de realizar o propósito com sucesso.
Os conhecimentos necessários para que esta dupla realize e gere bons resultados indicarão as práticas necessárias para chegar à eficiência na condução do negócio, na identificação de oportunidades e na tomada das decisões estratégicas.
É neste ponto que a ajuda externa pode fazer toda a diferença. O grande número de tarefas e responsabilidades do gestor/gerente podem criar “justificativas” para manter uma zona de conforto perigosa para a saúde da empresa.
A procrastinação da gestão entra em cena e vão surgindo barreiras que impedem a visão clara dos objetivos, a definição das metas e dos processos que precisam ser estabelecidos, planejados e conduzidos por toda a equipe.
As questões são clássicas, mas recorrentes: onde estou/aonde posso chegar e o que fazer/como chegar lá? Não há resposta fácil, mas se há boa vontade, disponibilidade de aprender (às vezes de desaprender), disciplina e constância para praticar, tudo fica possível.
Vamos juntos ‘conhecer’ a sua empresa e ver o que podemos fazer por ela?
Comments